top of page

Você sabe o que é o tal do Branding e por quê ele é tão importante ?

Atualizado: 4 de fev. de 2020


Branding ou brand management é a gestão de marca com intuito de torná-la mais conhecida, atrativa e positiva na mente dos seus consumidores, envolvendo ações relacionadas aos valores, identidade e posicionamento da marca.

Cada ação e estratégia de marketing que você adota para sua empresa podem alcançar resultados inimagináveis e ecoar por vários lugares do mundo inteiro. E não estamos dizendo que para isso acontecer, você precise ter uma empresa gigantesca. Muito pelo contrário, você só precisa saber gerir estratégias que tornem sua marca reconhecida e traga os bons resultados futuros.

Para isso acontecer, antes de mais nada, sua empresa precisa ter uma forte identidade visual para então conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores e aumentar sua relevância no mercado. Todos esses processos que englobam fazer uma gestão de marca fazem parte desse trabalho e garantem que seu negócio vá crescer de forma inteligente e duradoura


Mas afinal, o que vem a ser essa marca?

Uma marca não é só um nome, logotipo ou uma identidade visual. Por exemplo, sempre que você ouve “Feito para você” sua mente automaticamente associa ao Banco Itaú. Mas por que uma simples frase causa tamanha repercussão? Muito além de apenas um slogan, ela vai ao encontro das necessidades dos seus clientes e assim garante uma boa eficácia da estratégia prevista inicialmente juntamente com sua gestão de qualidade. São estes detalhes que diferenciam empresas de sucesso de outras que acabam perdendo seu rumo em um curto período de tempo.

Desta forma, sua marca precisa ter uma identidade visual forte e coerente que facilite a comunicação com seus clientes e, consequentemente, consiga potencializar com eficácia essa imagem que você está construindo para então colher os frutos esperados.

É isso que faz com que sua empresa fique sempre um passo à frente da concorrência.


Posicionamento

De acordo com Kotler, um dos pais do Marketing, um posicionamento é o ato de criar um entendimento de oferta e imagem que define o espaço do mercado que sua marca vai ocupar e como ela vai ser percebida pelos consumidores.

Para entender o seu posicionamento, você precisa primeiro pensar em seus objetivos de negócio e qual o real valor que sua empresa e seu produto entregam. É a partir daí que você começa a pensar no seu posicionamento. Um posicionamento pode ser focado em inovação, por exemplo.

Tomamos como exemplo o caso da Uber que chegou prometendo revolucionar o mercado do transporte. De imediato, seu posicionamento era claramente focado em inovação e modernidade, enquanto as outras modalidades de deslocamento eram obsoletas. A medida que a concorrência foi crescendo com modelos de negócios parecidos, a Uber teve que se adaptar a um posicionamento de diferenciação dos demais, seja por valor ou qualidade. Com base nisso, percebe-se então que um posicionamento é entender o seu mercado e principalmente as necessidades de seus clientes para então fazer as mudanças e se sobressair perante os demais.


Identidade visual

Ter uma identidade de marca é o que faz com que grandes empresas sejam reconhecidas com apenas uma cor ou um ícone. Mais do que criar um nome forte e um logotipo criativo, é criar um universo para sua marca, que seja relacionável e único. Além do logotipo, é preciso se ligar na combinação de cores que consigam se aliar a qualquer comunicação da sua empresa e auxiliá-la a atingir seus objetivos.

Certamente você já deve conhecer ou pelo menos já deve ter ouvido falar de psicologia das cores, em que cada cor passa uma determinada ideia e desperta determinados sentimentos. Por isso, ao escolher quais serão suas cores institucionais, é importante voltar nos atributos da sua marca. Por exemplo, a cor roxa ficou associada ao Nubank e o laranja ao Itaú, pra você perceber como simples detalhes ajudam você a ter uma identidade que seja facilmente reconhecida e com destaque no mercado.

Além disso, os símbolos e ilustrações contribuem muito para reconhecimento da logomarca de sua empresa. Independente de ser figuras geométricas, mais arredondadas ou mais quadradas, símbolos reconhecidos pelo seu público ou algum outro elemento, o importante é criar esses elementos que vão te ajudar a ter uma identidade visual ainda mais coesa, que em todos os pontos de contato vão comunicar estrategicamente sua marca.


Slogans

Slogans comuns como “Amo muito tudo isso”, “Think different”, “Todo mundo usa”, “Just do it”

já carregam por si só um apelo muito forte e que torna sua empresa famosa por isso. Essas pequenas frases carregam um grande poder e servem para apoiarem a comunicação das marcas em momentos que apenas o seu logotipo não é suficiente, podendo também ser utilizados como assinaturas de campanhas.




Gestão de marca e branding

São muitas variáveis, pessoas e instituições envolvidas, mas todas de suma importância. Perder a atenção para qualquer uma delas pode ser fatal, principalmente no cenário competitivo que estamos vivendo. Assim, a gestão de marca também é a gestão da saúde econômica do seu negócio. Mas esta, requer um cuidado todo especial.

Faça um mapeamento inicial sobre seus tipos de clientes, seguidores nas redes sociais, colaboradores e isso vai ajudar você a criar estratégias para que você atinja seus objetivos com cada um deles.

Criar e manter uma boa estratégia de Branding é um passo extremamente importante para empresas que querem se tornar líderes de mercado. Por isso mesmo, não é um processo nada simples. Ao pensarmos nas maiores empresas no cenário atual sabemos que cada uma delas chegou lá pois tinha uma proposta única, entregava experiências espetaculares e sabia comunicar isso. Mas você e sua empresa agora não tem mais desculpas para desapontar seus clientes. Basta somar todas as coisas das quais falamos anteriormente e você perceberá que já dispõem das ferramentas necessárias para realizar um bom trabalho de Branding e como transformar sua marca e conquistar ainda mais o mercado e seus clientes. Comece agora mesmo e deixe seus clientes apaixonados por seus produtos!



Comments


bottom of page