top of page

Comunicação externa e interna das empresas

Pensar em comunicação é parte indispensável para as marcas, contudo, é preciso vê-la sob dois pontos: comunicação externa e interna. As duas são importantes para a construção da marca e do posicionamento da mesma, além de manter o ambiente corporativo mais saudável.



Diferenças entre comunicação interna e externa de uma empresa

Na comunicação externa você transmite o que sua empresa é para o seu público.

Na comunicação interna o objetivo é simplificar e organizar as relações dentro do ambiente de trabalho.

Quando falamos sobre comunicação interna evidenciamos que o trabalho não é algo solitário. Por isso é a importante que todos os colaboradores fiquem atualizados sobre a cultura e os projetos da empresa

A comunicação externa, é voltada para transmitir e construir a imagem da empresa com seu público externo, porém não de ser entendida como publicidade, já que a ideia da comunicação é a construção do posicionamento e a potencialização das relações com outras empresas e entidades.


Dicas para uma boa comunicação interna

A comunicação interna é importante para melhorar os relacionamentos e as produções dentro da sua empresa. Para um bom resultado é importante:

Conhecer

Para que a comunicação interna atinja o objetivo de criar a integração é importante que gestor, conheça a sua empresa e seus colaboradores. Conheça bem a cultura da sua empresa, os objetivos e os valores.

Acontece o mesmo com os seus colaboradores. Eles precisam ser entendidos com bases em suas histórias, experiências, personalidades e valores pessoais para que você saiba como as informações serão recebidas e repassadas.

Reconhecer

Além de conhecer mais sobre seus colaboradores, é preciso reconhecer os esforços feitos por parte deles. Divulgue publicamente, em reuniões, por exemplo, os bons resultados conseguidos por uma equipe e não se esqueça de recompensar por isso.

Este tipo de ação promove o sentimento de valorização por parte do colaborador, já que ele sente ainda mais parte da empresa e dos resultados que ela tem. Uma boa gestão de pessoas também é importante para criar este tipo de sentimento.


Planeje

Para o sucesso com a comunicação interna é preciso planejar. Compreenda quais são os objetivos dessa área, simplificar e organizar as relações de trabalho e antecipe as ações que serão executadas.


Seja claro e acessível

Ser acessível na comunicação interna é requisito básico e essencial. Para isso, saber qual é o perfil do receptor faz toda diferença. Não importa se a mensagem vem dos seus colaboradores ou da liderança, o importante é ela ser entendida por todos.


Transparência

Permitir que todos os colaboradores saibam sobre as novidades dentro da empresa é importante para criar mais confiança deles para com os gestores.

Enviar e-mails comentando sobre as novidades e fazer reuniões podem ser formas efetivas de manter a transparência.


Saiba ouvir

Para que a comunicação interna da sua empresa seja melhor, é preciso, além de falar, ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. Quando são ouvidos, eles se sentem mais confiantes e pertencentes à empresa.

É importante que seus colaboradores possam expressar suas opiniões sobre a empresas, faça pesquisas de opinião, permitindo que eles possam apresentar suas críticas e sugestões sobre o dia a dia na empresa. Além disso, sempre se mostre receptivo durante as conversas, dessa forma, seus colaboradores se sentem mais à vontade para falarem sobre suas opiniões e situações ocorridas.


Canais de comunicação

Sempre abra canais em que todos saibam sobre o que está acontecendo na empresa.

E-mails, murais ou reuniões, grupos de WhatsApp, não hesite em usá-los ou encontrar novos canais, o objetivo de ser o de melhorar a comunicação interna, então, veja qual é o melhor canal para sua empresa e para a mensagem e não deixe de lado este ponto.


Eventos

Crie encontros periódicos, happy hours, almoços em conjunto, viagens, entre outros eventos fora do horário de trabalho. Com eles, é possível aproximar equipes diferentes e integrar os novos contratados com colaboradores mais velhos na empresa.

Por isso, não hesite em criar esse tipo de evento. Mesmo em tempos de crise e home office, é possível utilizar as ferramentas de reunião para criar momentos fora do trabalho com o objetivo de integrar a todos

Pode parecer complicado em um primeiro momento, porém é muito importante.


Dicas para uma boa comunicação externa

Planeje bem sua comunicação externa e obtenha sucesso

Ter uma boa comunicação externa é importante, pois ela afeta diretamente o potencial competitivo da empresa, incluindo o posicionamento da marca e a conquista de novos clientes.


Para te auxiliar a melhorar a comunicação externa separamos algumas dicas:


Definir, conhecer e planejar

O primeiro passo para planejar sua comunicação é definir seu público-alvo e conhecê-lo bem.

Por isso, é importante definir seu público-alvo, de uma forma que você o conheça bem e saiba como ajustar sua comunicação externa para evitar afastar o seu público por usar o tom errado.

Além da definição e conhecimento, o planejamento da sua comunicação externa é importante, defina quais tópicos serão abordados, a forma de abordagem e quais são os principais que te auxiliam a convencer seu público de que sua empresa tem uma boa estrutura.

Ou seja, comunicar não é apenas ter bons acertos em argumentação, mas também ter um bom planejamento estratégico que busque atingir seu público-alvo da melhor forma.


Tipos de tom de voz e Linguagem

Assim como a escolha da linguagem, é importante que se pense no tom de voz da empresa quando se fala em comunicação externa. Essa escolha auxilia na construção da imagem e o posicionamento da marca, ainda mais com a transformação digital que ocorreu no segmento dos negócios.

Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa com seu público-alvo para compreender que tons serão usados em cada rede social. Além disso, é preciso sempre criar conteúdo que estejam de acordo com seu público-alvo, para isso, pense em que tom você quer aderir e crie personas que estejam de acordo com seu público e veja se ele está de acordo com elas, e a partir dessa conclusão, pense se, através desse tom de voz, é possível ter a imagem da sua empresa.

Dessa forma, é possível pensar em um tom de voz mais assertivo para sua corporação.

Para melhorar a comunicação externa da sua empresa, é preciso estabelecer qual linguagem será usada com seu público: ser mais divertido, informativo, sério, especialista no assunto, entre outras formas de linguagem que criem a imagem da sua marca.

Para que a linguagem seja mais assertiva, pode-se criar personas e com base nelas planejar que tipo de linguagem será usado e em que canais ela será dessa forma. Por exemplo, se a sua persona deseja uma comunicação mais divertida, você pode selecionar em quais canais ela irá aparecer, pode ser nas redes socais como Instagram ou até o Twitter, em que é comum ser um pouco mais leve na linguagem.

Já no LinkedIn, o público é outro e, como consequência, a linguagem muda, por isso, é possível planejar para utilizar mais séria, mas, um pouco mais próxima do leitor.

Faça gestão

A comunicação externa não é apenas a manutenção da imagem, mas também a gestão de determinados aspectos do mercado. A gestão de crise é um exemplo primordial que deve estar dentro do seu planejamento.

Saber como conversar com outras marcas, mostrando seu interesse em auxiliá-las em um momento conturbado, é uma forma de manutenção da sua comunicação externa. Por isso, busque antecipar crises, mas, caso aconteçam, não se desespere, busque manter a calma e aja com mais racionalidade não apenas dentro da sua empresa, mas também com as outras de uma forma empática e menos voltada à promoção de marketing.


Como fazer a gestão de marca

A gestão de marca é um passo importante na comunicação externa.

Fazer o branding de marca, ou gestão de marca, é outro passo importante quando o assunto é a comunicação externa, esse processo envolve todas as ações necessárias para tornar sua marca reconhecida ,incluindo a comunicação.

É através da gestão de marca que se constrói conexões com seus consumidores e com outras marcas, fazendo com que eles identifiquem sua marca de uma forma mais rápida, ou pensem nela de forma inconsciente.

Para começar a gestão, pense o tom de voz e a linguagem que serão trabalhadas para construir a imagem da sua marca. Em seguida, coloque no foco do branding o seu diferencial de uma forma marcante, mostrando sua relevância para o público, não apenas dizendo, mas convencendo com atitudes relevantes que sua marca é a ideal para consumidores e outras marcas que desejarem ser parcerias.

Outro ponto importante é a era digital, pois com a chegada das redes sociais, os conteúdos de marcas estão chegando mais facilmente às pessoas, bem como estão estimulando mais parcerias, anúncios e veiculação de materiais. Por isso, conheça as práticas de digital branding ou e-branding, para criar elos de diferentes com seu público-alvo.



bottom of page