Uma reportagem da Vice revelou que muitos trabalhadores estão usando o ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) da OpenAI, para manter mais de um emprego sem o conhecimento de seus chefes. Esse fenômeno está relacionado ao overemployment, que surgiu durante a pandemia, quando muitas pessoas passaram a trabalhar de forma remota e aproveitaram para buscar uma renda extra.
Um dos casos relatados pela Vice é o de Ben (nome fictício), que trabalha ajudando empresas de tecnologia financeira a vender novos produtos. Ele disse que o ChatGPT o auxilia a fazer seu trabalho mais rápido e eficiente, o que lhe permite ter mais tempo livre para se dedicar a um segundo emprego.
Ben contou à reportagem que conseguiu um segundo emprego no início do ano, depois de usar o chatbot de IA para elaborar suas cartas de apresentação e currículo. Ele disse que o lançamento do GPT-4, a versão mais recente do modelo de IA que sustenta o ChatGPT, facilitou ainda mais seu trabalho.
"Essa é a única razão pela qual consegui meu emprego este ano", disse ele. "O ChatGPT faz cerca de 80% do meu trabalho, para ser sincero".
Ele explicou: "Eu só preciso pedir para ele criar uma história e ele faz isso por mim, com base no contexto que eu dei a ele." No entanto, Ben admitiu que às vezes precisava revisar os textos gerados pelo chatbot.
A reportagem também mostra que Ben chegou a usar o chatbot para se comunicar com seu gerente, pedindo que o ChatGPT escrevesse tudo em letras minúsculas para parecer mais natural.
Comments